Últimas

Bolsonaro na lista dos 100 mais influentes do mundo





O presidente brasileiro Jair Bolsonaro vai figurar na lista anual das 100 personalidades mais influentes do mundo da revista norte-americana Time, segundo o blog do jornalista Lauro Jardim. O anúncio oficial vai ocorrer no dia 18 de abril, quando serão conhecidos todos os nomes. 

Na lista costumam figurar políticos, artistas, atletas, empresários, cientistas e religiosos. Com 55% dos votos válidos, Jair Bolsonaro foi eleito para comandar o Brasil em outubro do ano passado. 

O triunfo dele nas urnas foi mais uma vitória da nova direita no mundo e representou uma guinada na política brasileira, após 16 anos de governos de centro-esquerda com o PT e o MDB.

Com uma política externa conservadora e liberal, que privilegia as relações com países como EUA, Chile e Israel em detrimento da China, por exemplo, Bolsonaro passou a ser visto como um ator influente no xadrez político mundial. Recentemente, em visita aos Estados Unidos, ele expressou apoio ao projeto do colega americano Donald Trump de construir um muro na fronteira com o México.

Ao mesmo tempo, condenou o regime ditatorial venezuelano comando por Nicolás Maduro. Se confirmado na lista, Bolsonaro seguirá o caminho de outros brasileiros que já foram eleitos pela Times para entrar na lista dos 100 mais influentes.

Caso dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (2010) e Dilma Rousseff (2011 e 2012); da ex-presidente da Petrobras, Graça Foster e do empresário Eike Batista (2012); do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa (2013); e do empresário Jorge Paulo Lemann e do surfista Gabriel Medina (ambos em 2015).

Nenhum comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.