Últimas

Estados em calamidade financeira têm 30% das estatais. Privatização é a saída


Um terço das estatais da esfera estadual estão em unidades da federação que já decretaram calamidade financeira, como o Rio. Os governos locais têm, sob sua responsabilidade, 240 companhias públicas ou de economia mista, segundo o Observatório das Estatais da Fundação Getúlio Vargas. O governo federal tem 135.


A União estuda condicionar o plano de ajuda aos governos estaduais que está sendo elaborado à privatização de estatais. A ideia ainda está em fase inicial, segundo um técnico, que ainda não tem detalhes sobre como essa medida seria operacionalizada. Na avaliação do economista Márcio Holland, diretor do Observatório de Estatais, há um excesso de estatais no país, principalmente nos estados. 

O número de empresas públicas nos entes é bem superior às 135 estatais federais. O governo ainda não tem um balanço oficial sobre o número de estatais estaduais. Ele afirma que, além da discussão sobre o impacto fiscal da venda de ativos, privatizações podem melhorar a governança das empresas e diminuir indicações políticas. Para o economista, faz sentido incluir o incentivo da vendas em um programa de ajuda aos estados.


ESTADOS EM CALAMIDADE FINANCEIRA

➤ ESTADOS        ➤  ESTATAIS    ➤  EMPRESAS DE ECONOMIA MISTA  




Nenhum comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.