Últimas

Presidente diz que Horário de Verão pode acabar este ano



O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira que deve acabar com o horário de verão. Segundo ele, o assunto já foi discutido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e deve ser anunciado em breve.

O presidente disse ter recebido estudos do deputado João Campos (PRB-GO) e debatido o tema com a área responsável no governo. Na segunda-feira passada, Bolsonaro já havia afirmado que pedira ao ministro de Minas e Energia um estudo para avaliar o fim do horário de verão . Este ano, a duração do horário especial foi mais curta do que nos anos anteriores: foi de 4 de novembro de 2018 a 16 de fevereiro.

Em vigor desde 1931, a mudança de horário foi uma estratégia do governo para gerar economia de energia, já que, durante a estação, as pessoas chegavam em casa e ligavam os chuveiros, ocasionando picos de consumo e grande desperdício.

Com o passar dos anos, porém, os picos passaram a ser registrados nos momentos mais quentes ao longo do dia, com grande utilização de aparelhos de ar-condicionado, sobretudo no comércio.

Por isso, a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), por exemplo, entende que a alteração nos relógios não se justifica mais. 

Atualmente, cerca de 30 países do mundo adotam o horário de verão.




Nenhum comentário

Os comentários serão moderados antes de serem publicados.